quinta-feira, 27 de novembro de 2008

SER E SER


SER INTELIGÍVEL, SER INFINITO,

SER NADA É A MESMA COISA.

SOMOS O QUE NÃO QUEREMOS SER,

SER É O QUE SOMOS...


DIGA A TODOS QUE AQUI ESTIVE,

VÁ AS RUAS E DIGA QUE ME VIU,

DIGO A TODOS QUE AQUI ESTOU,

NINGUÉM ME VÊ, TODO MUNDO RIU...


CHORO AS VEZES EM UM CANTO,

CANTO E CHORO PRÁ PASSAR.

DIGO SEMPRE AOS QUE EU AMO,

QUE TUDO, TUDO, VAI ANDAR...


VAMOS INDO LÁ EMBORA,

FICAR AQUI, ENFIM , PRÁ QUE ?

VER O DIA FICAR NOITE,

E VOCÊ NADA ENTENDER...


ATÉ MAIS VER....

TEMOR


TEMOR COMO DEVEDOR...
QUEM DEVE SEMPRE TEM MEDO ; DE QUEM PEGOU EMPRESTADO E NÃO PAGOU, DE QUEM TRAIU SORRATEIRAMENTE, DE QUEM ROUBOU, ENFIM, DE QUEM FEZ ALGUM MAL.
O TEMOR NA REALIDADE É SEMPRE CRESCENTE, A MEDIDA QUE SUA INCAPACIDADE DE REPARAÇÃO DO QUE FEZ SE TORNA CADA VEZ MAIS DISTANTE COM O PASSAR DO TEMPO.
ELE VÊ, ENTENDE O QUE FEZ, MAS NÃO TEM CORAGEM DE REPARAR O ERRO E ASSIM, O TEMOR CONTINUA A CRESCER. PORQUE ?
PORQUE ANTES DE RECEBER O PERDÃO DE QUEM FEZ O MAL, ELE PRECISA PERDOAR A SI PRÓPRIO, RECONHECER HONESTAMENTEO SEU ERRO.
ENGANAMOS QUALQUER UM, MENOS A NÓS MESMOS, A NÃO SER QUE NÃO ESTEJAMOS EM NORMALIDADE COM NOSSAS FACULDADES MENTAIS.
NESTE PONTO, FAZ-SE NECESSÁRIO LEMBRÁRMOS DA JUSTIÇA DIVINA E SUA INFINITA MISERICÓRDIA.
NÓS, SERES HUMANOS, MUITAS VEZES NÃO TEMOS A CAPACIDADE DE SERMOS JUSTOS E MISERICORDIOSOS AO MESMO TEMPO, PRINCIPALMENTE CONOSCO MESMO.
PRECISAMOS SER JUSTOS E MISERICORDIOSOS, POIS A JUSTIÇA SEM A MISERICÓRDIA, SERIA O ETERNO CASTIGO E A MISERICÓRDIA SEM A JUSTIÇA SERIA EXCESSO DE INDUNGÊNCIA, O QUE NÃO É BOM TAMBÉM.
AO SER JUSTO CONSIGO MESMO, O SER HUMANO ENTENDE QUE PRECISA PAGAR O QUE FEZ E TENDO MISERICÓRDIA EM SEU CORAÇÃO, SE PERDOARÁ PARA NÃO CARREGAR A CULPA PELO RESTO DE SUA ETERNIDADE.
NESTE CASO, ACHO QUE SE LIVRA DO TEMOR.

AGORA....NA RELAÇÃO DE TEMOR COM A CONOTAÇÃO DE MEDO, TEMOS VÁRIAS SITUAÇÕES QUE JUSTIFICAM A NECESSIDADE DE NOSSA FÉ INCONDICIONAL EM DEUS. NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO.
- QUEM TEM MEDO DE ATRAVESSAR O VALE DAS SOMBRAS SE VERDADEIRAMENTE ESTIVER COM DEUS, NOSSO PAI DE MISERICÓRDIA NO CORAÇÃO ? NINGUÉM.

VOCÊ CONHECE A HISTÓRIA DO RATINHO QUE TINHA MEDO DO GATO ?
BOM...SE CONHECE, MESMO ASSIM VOU CONTAR DE NOVO .
ESSE RATINHO VIVIA COM MEDO DO GATO, E UM DIA PROCUROU UM MAGO E LHE PEDIU AJUDA.
O SÁBIO MAGO O TRANSFORMOU EM UM GATO .
COMO VIVIA CORRENDO DO CACHORRO, NOVAMENTE PROCUROU O AMIGO MAGO PARA UM NOVO PEDIDO.
O AMIGO MÁGICO INSTANTANEAMENTE O TRANSFORMOU EM UMA ENORME PANTERA, QUE POR SUA VEZ NÃO SAIA DE SUA CAVERNA COM MEDO DE CAÇADORES.
MUITO TRISTE, A PANTERA PROCUROU SEU AMIGO MAGO QUE A TRANSFORMOU NOVAMENTE NAQUELE PEQUENO ROEDOR E EM SEGUIDA LHE DISSE :
PEQUENINO AMIGO, POR MAIS QUE EU LHE TRANSFORME EM BICHOS CADA VEZ MAIORES, SUA CORAGEM TEM SIDO SEMPRE DO TAMANHO DA DE UM CAMUNDONGO.
SEU PROBLEMA NÃO É SEU TAMANHO E SIM SUA CORAGEM, TER CORAGEM NÃO SIGNIFICA NÃO TER MEDO, MAS SIM ENFRENTÁ-LO.
PARA AMAR A DEUS, PRECISAMOS SER CORAJOSOS E ENFRENTAR O MEDO DE ACHÁRMOS QUE ELE NÃO ESTÁ AO NOSSO LADO, POIS ELE SEMPRE ESTARÁ PARA AQUELE QUE CRÊ.


ABRAÇO A TODOS...CORAGEM !!



domingo, 2 de novembro de 2008

A Surra da Palavra


Jesus, com sua simplicidade e uma vida de exemplos, quando falava, para muitos, era como se fosse uma verdadeira surra de palavras.

Sim, porque aos nossos ouvidos, o que geralmente nos contraria, devido ao nosso orgulho próprio, soa como uma verdadeira surra de palavras.

Na passagem bíblica, onde os homens estão prestes a matar uma mulher por apedrejamento, porque esta tinha praticado o adultério, fica clara a forma com que Jesus tratava os fatos da vida e nesse caso, o pré-julgamento especificamente.

Jesus, diante de tal cena, então diz : Aquele que não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra .

Os homens ali presentes, ao escutarem aquela verdadeira bomba aos ouvidos de quem pré-julga o próximo, aos poucos foram largando suas pedras e um a um foram saindo de fininho até restarem somente Jesus e a pobre mulher. Jesus conversa com ela e diz para que ela seguisse e que não pecasse mais.

Trazendo essa fantástica história aos dias de hoje, veremos que de nada mudaram os fatos e que as palavras do mestre continuam mais vivas e verdadeiras do que nunca.

Todos erramos a toda hora e não temos patente alguma para julgar absolutamente ninguém, pois sem nenhum esforço, veremos que somos tão imperfeitos ou até mais do que aquele a quem julgamos.

Por isso meus amigos , usemos nossa capacidade julgadora, para julgármos a nós próprios e sinceramente aceitármos nossas mazelas e tratármos urgentemente de corrigí-las, para que também, como Jesus, um dia possamos servir de exemplo.



quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Filhos...Presente Divino Para Amar e Lapidar.


A sensação de ter um filho é absolutamente indescritível. Aqueles que já são pais que o digam.

É quase impossível encontrar palavras que definam claramente o que significa esse momento.

O momento é mágico, a criança é bem vinda com todo amor e carinho, mas junto dela vem sempre um bilhete escrito por Deus : "Ame e Lapide".

Sim, junto com a magia do nascimento, vem a responsabilidade da criação e a lapidação daquele pequeno ser que ali está a sua frente.

O amaremos com todas as nossas forças, mas acima de tudo, daremos à ele todas as instruções necessárias para que esse ser cresça e se transforme num ser sempre melhor do que foi em vidas passadas, pois a evolução precisa ser contínua e os pais são peças importantíssimas e ferramenta Divina para esse fim.

As vezes, um filho é mais que nossa responsabilidade sobre ele, também é importante lição de amor, se imaginármos que em uma vida passada ele pudesse ter sido um grande inimigo.

Deus em sua infinita sabedoria, coloca dois seres que se odiavam, se amando durante toda uma vida. E quando essa findar-se, espantados, veremos que passamos todo tempo amando a quem sempre odiamos e aí entenderemos que é possível perdoar, nem que leve uma vida inteira.

A lógica do espiritismo nos dá essa maravilhosa lição de amor e mostra-nos verdadeiramente como age o amor que vem de Deus em todos os momentos de nossas vidas.

Amemos nossos filhos e sejamos escultores dessas almas.

Deus agradece !!

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Era uma vez...Adão e Eva.

Falando de uma forma bastante reduzida, pois aqui não quero transcrever todo velho testamento, primeiro Deus criou todas as coisas e para viver naquele paraíso, criou o Homem e de sua costela, fez-se a mulher. Muito bem !!
Ora, ora, ora meus amigos, temos crescido muito ultimamente, principalmente na ciência e suas ferramentas. Inclui-se nesse time, a computação é claro. Por sinal, foi e é a grande alavanca de uma série de descobertas e conclusões a respeito da vida.
A essa altura de nosso desenvolvimento científico e do próprio despertar interno de nossos espíritos, sim, porque já estamos começando a aceitar a grande realidade da criação, não podemos mais aceitar essa versão de nosso surgimento, como sendo a única e absoluta verdade diante de tudo que já estamos carecas de saber como funciona em biologia, geologia, geografia e tudo que termina com "ia", não é mesmo ?
Ok ! Deus criou Adão e Eva. Estes tiveram dois filhos, Abel e Caim( Tiveram um terceiro, Set, mas este não vem ao caso ). Caim um belo dia, mata seu irmão Abel. Com remorso e envergonhado vai para longe constituir sua família e assim começou a procriação de todo nosso planeta.
Epa !! Constituir família ? Com quem, se naquela altura no mundo só existiam 4 habitantes humanos: Adão, Eva, Abel ( Morto ) e Caim ? Com uma macaca ? É óbvio que não !!
O que precisamos pensar e concluir é o seguinte :
Que conhecimentos científicos tinham nossos ancestrais, que escreveram essa incrível história da criação do mundo ? Já imaginaram se naquela época alguém os dissesse que o homem um dia iria voar num avião de toneladas de peso ? Seria morto por calúnia e no entanto aqui estamos nós em incríveis pontes aéreas indo pra lá e pra cá todos os dias.
Essa foi a estória possível, de acordo com os humildes conhecimentos da época, que poderia ter sido contada para justificar nosso aparecimento e toda nossa criação. Resumindo, devemos sempre refletir com a mais intensa imparcialidade e aceitármos os fatos, quando esses forem cabais, pois já estamos maduros o suficiente para entendermos que nosso orgulho muitas vezes nos afasta do verdadeiro fato
Reflitamos sobre isso, e levemos nossos pensamentos e nossas conclusões para um campo lógico onde os fatos façam sentido e sejam embasados cientificamente como devem ser.

sábado, 18 de outubro de 2008

Pensar e Crescer

Tudo o que acontece e todas as consequências que ocorrem em sua vida, tem início em um único lugar : Seu pensamento.
Nosso pensamento é o início do fim de uma estória, que nos trará sempre, boas ou más situações, dependendo de nós mesmos como senhores de nossas vidas.
James Hunter ( Autor de "O Monge e o Executivo"), em um de seus livros sobre liderança servidora, faz uma abordagem muito verdadeira a esse respeito, quando coloca o pensamento na ponta inicial e a formação do caráter individual de cada um, na ponta final.
O pensamento, na realidade, é apenas o início de um processo.
Quando pensamos em fazer alguma coisa, sempre a julgamos. Esse julgamento estará diretamente ligado ao nosso livre arbítrio, pois Deus nos deu essa liberdade de escolhermos nosso próprio caminho.
Após nossa decisão, vem a ação, que colocará em prática o que pensamos e é aí, que o caminho toma rumos que determinam nossas vidas, tanto para o bem, quanto para o mau.
Uma ação pode ser isolada ou se tornar um hábito ( Aqui, quero tratar do hábito ), que é tudo o que você faz repetidas vezes e invariavelmente ele se torna inconsciente, ou seja, você o faz de forma automática.
Após o pensamento, se sua decisão o levar a uma boa ação e ela acabar se tornando um hábito, ótimo, caso contrário meu amigo, prepare-se para grandes emoções.
Quando adquirimos um hábito, é ele quem define a construção de nosso caráter e consequentemente, num futuro as vezes não tão distante, lá estará nosso destino... a nossa espera.
Então...podemos concluir que pensamos, decidimos, agimos, nos habituamos, formamos nosso caráter e somos donos de nossos próprios fins. Escolha o seu !!
Pense bem e cresça a vontade.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Olhando Para o Céu

Quem nunca olhou para o céu e se perguntou : De onde vim ? O que faço aqui ? Porque estou aqui ?
Pois é...eu também me perguntei e me pergunto sobre muitas coisas até hoje.
O infinito universo que nos rodeia, nos causa profunda curiosidade sobre nossa origem. Somente as pessoas muito insensíveis não tem esse sentimento.
As pessoas céticas em relação a criação, são acima de tudo, bastante distraídas, pois os fatos que provam escandalosamente a presença de um ser criador, são abundantemente visíveis. Como já dizia Voltaire ( Que diga-se de passagem...dizia-se ateu ) : "Não é possível que esse relógio não tenha um grande relojoeiro".
Essa frase explode nos ouvidos céticos que orgulhosamente negam a verdade sobre suas próprias visões.
Já estamos na hora de olhar para o céu e aceitar diante do magnífico universo, que quem nos criou, sabia muito bem o que estava fazendo e acredito, nos ama como sua maior criação.